quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dica para facilitar a modelagem

Achei essa dica no site http://monicasos.blogspot.com.br
testei e aprovei,facilita e muito o trabalho sem contar a economia de material.Teste vc tbem e depois deixe seu comentário.
Faça você mesmo seu modelador de EVA

Essa noite perdi o sono, e comecei a pensar em uma maneira...

de facilitar a minha vida e a de vocês também é claro.

Então, thiam, thiam...

Saiu um modelador de EVA em gesso

Eu mesma fiz e é muito fácil de fazer...

E vou ensinar aqui o passo a passo pra que quiser aprender.

Material Necessário:

1 latinha de Plástico que caiba a bola dentro

(pode ser de margarina ou dessas de 1,99)

Bola ou molde de sua preferência ( usei a bola de 75mm)

1 kg de gesso em pó ( + ou  - , vai depender do tamanho da latinha)

Plástico filme

Óleo  ou manteiga para untar a bola

Fita adesiva

Tinta PVA, ou outra que impermeabilize o gesso (acho qua a acrílica serve)

Como fazer:



Passe o plástico filme na bola ou molde que vai fazer a forma

Obs: no meu caso não

cobri a bola de EVA, mas recomendo que cubram, pois o molde

ficou muito justo assim e tive que lixar a bola depois.

ponha o gesso em pó na latinha e dissolva com água mexendo bem.

Se não conseguir o gesso, creio que pode usar cimento ou massa acrílica PVA

que serve também

Introduza a bolinha, depois de untada com o óleo ou manteiga,

ou o molde que queira fazer a forma até

o meio, de maneira que possa retirar depois de seco.

cole uma fita por cima para fixar a bola no lugar desejado, 

espere secar e retire a bola.

Uma dica que dou é que não deixe secar muito, pois vai

ficar mais difícil retirar a bola.

No meu caso esperei uns 30 min, porém o tempo vai depender

da consistência da mistura e o clima de sua cidade.

Depois que estiver bem sequinha, pode-se lixar para tirar algumas

imperfeições e passe a tinta para impermeabilizar e não manchar o EVA.

Então está pronta sua "modeladora de EVA"

Para usar é só esquentar o EVA com o ferro, soprador ou
prancha de cabelo,
colocar no modelador e precionar a bolinha em cima,
não precisa nem puxar as pontinhas...

depois é só retirar e tá prontinha sua bolinha modelada...
Fica muito fácil de fazer e a modelagem fica muito boa.
Eu amei... e vocês? 

Ah! como disse anteriormente devem cobrir a bolinha com EVA antes de pô-la

no gesso, ou então deverão lixá-la ao final para diminuir um pouquinho a expessura e ficar

mais fácil retirar do molde, pois fica bem justinha.

Nesse caso eu lixei e ficou muito bom...

Fiz com a bolinha de 75mm, porém essa técnica dá pra fazer de outros tamanhos

e modelos, inclusive os pesinhos.

3 comentários:

  1. Olá!!!Cristiane.
    Muito boa a dica!!! adorei seu blog.
    te convido a dar uma passadinha no meu cantinho,vou adora sua visita!!! se gostar e quiser me seguir eu agradeço.Eu estou te seguindo kk bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!Cristiane.
    Muito boa a dica!!! adorei seu blog.
    te convido a dar uma passadinha no meu cantinho,vou adora sua visita!!! se gostar e quiser me seguir eu agradeço.Eu estou te seguindo kk bjs

    ResponderExcluir
  3. tenho de varios tamanhos eh otimo!bjks

    ResponderExcluir

Fico muito feliz que tenha visitado meu cantinho!
Muito obrigada pelo seu comentário e volte sempre!